quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vote consciente


No Brasil, reclama-se muito sobre a violência, fome, má qualidade da educação, dentre outros agravantes. À frente desta realidade calamitosa, é necessário reconhecer que muitos desses problemas estão diretamente ligados ao mau uso de uma ferramenta tão importante, o voto.
Quando votamos, delegamos nossas funções para outrem, alguém que julgamos ser um bom parlamentar, que lute por nossos direitos. Desta feita, eleger tal representante não é uma tarefa fácil, pois encontrar um candidato que tenha caráter, ética, compromisso e cumpra suas propostas esta difícil.
Cabe aqui registrar, que a democracia foi ameaçada em 1964 pela absorção do poder legislativo pelo poder executivo, quando os militares tomaram o poder através de um golpe militar, que caracterizou-se pela falta da democracia, supressão aos direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contrários ao regime, muitos perderam a vida para que a democracia fosse restituída ao povo,e isso precisa ser valorizado.
Diante disso, a conscientização da sociedade, em relação à importância do voto, é algo fundamental para o desenvolvimento do país, uma vez que é necessário avaliar se as propostas correspondem com os objetivos sociais, contribuindo para a melhoria e bem estar de todos, pois independentemente do nosso posicionamento no que diz respeito a política, vivemos em um país livre e esta faz parte de nosso cotidiano. Não podemos vender e nem trocar o voto por nada, pois dele depende o futuro da nação.

Texto original “Voto, uma expressão da liberdade” produzido por Rosangela Farias Oliveira, com adaptações feitas por Ederson da Silva dos Reis.

Nenhum comentário: