terça-feira, 5 de outubro de 2010

Respire com segurança

Por Ederson da Silva dos Reis

Segundo dados de pesquisas estatísticas, no Brasil há um alto índice de fumantes, o que conseqüentemente provoca mortes, doenças e abalos sócio-culturais. Apesar da indústria tagabista ser a mais produtiva, esta acaba produzindo um caos social sem precedentes.
O tabagismo tem afetado, assustadoramente, o contexto social por nós vivido, pois o cigarro além de tornar a pessoa um dependente e/ou viciado, também lhe rouba as benesses de uma vida saudável. O fumo é, indiscutivelmente, perigoso e nocivo para todo, pois fumante não é apenas aquele que pratica o ato de fumar, mas também aquele que o inala.
Fumar é caracterizado pelos fumantes como sendo um “barato”, por lhes proporcionar uma sensação de alivio, êxtase incomparável. Entretanto, este “barato” tende a custar caro, pois segundo recomendações médicas, fumar causa câncer, impotência sexual e acima de tudo diminui a longevidade. Isso sim é um barato!
Ante o exposto, tendo em vista a redução do numero de fumantes, a exposição de imagens nas carteiras de cigarro, alertando sobre os males deste, é bem quista, porém não é o suficiente. Se faz necessário a criação de leis universais que proíbam o tabagismo, contudo é obrigatório a obediência a estas. Assim, respiraremos com segurança.

Nenhum comentário: