terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Por Ederson da Silva dos Reis

Reflexão ao texto adaptado pelo Dr. Douglas Rodrigues da Conceição da obra “o Decálogo” do cineasta polonês Krysztof Kieslowsky

As nossas convicções religiosas, em muitos casos, entram em conflito com o posicionamento ético e moral por nós adotado. Esse quadro é bem retratado na obra “o Decálogo” do cineasta polonês e cristão Krysztof Kieslowsky, onde conta a historia de uma pesquisadora judia que encontra-se com uma professora de Ética da universidade que, há 45 anos, negara-lhe ajuda durante a Segunda Guerra Mundial, pois sendo católica, não podia cometer falso testemunho.
A omissão da professora de Ética que havia se disposto ao batismo da menina judia, visando a preservação da vida da mesma, se justifica pela interpretação e aplicação errôneas acerca dos mandamentos que perfazem o decálogo, exarados nas narrativas do Antigo Testamento, em especifico o que rege: Não dirás falso testemunho. Pois a mulher em face do que fora prescrito nas Sagradas Escrituras e/ou dos preceitos morais de sua fé, se vê no direito senão motivada pelo bom senso religioso de não agir com caridade para com o próximo, pois, na visão desta, a verdade precede o ato de caridade.
Entretanto, não é apenas a ação/omissão da mulher que me intriga ou me perturba, mas também a ação/omissão do padre polonês que resolve amparar a menina judia, depois que a sua família fora assassinada pelos nazistas, e tendo em vista livrá-la da morte encontra no batizado oficial a única forma de preservar a vida da menina. Acerca disso, é possível levantarmos um inquérito sobre a atitude do padre em se dispor a forjar um batismo, o que é proibido pelo seu sistema eclesiástico ou religioso, colidindo com suas convicções religiosas. Porém, desconsiderando o que rege os preceitos de sua religião, se atendo apenas no afã de livrar a pequena judia indefesa, ele busca a ajuda de dois casais, um para salvaguardar e outro para apadrinhá-la. Que ato de heroísmo! Tal ato ético, nos leva a afirmar que a ética não revoga as prescrições religiosas nem tampouco é subjugada por estas, mas sim motiva e dar vivacidade aos preceitos morais da fé.
Destarte, sinto-me no direito de dar uma roupagem diferente a esta cena, e se possível uma nova interface entre os preceitos religiosos e a ética, que aqui vou considerar com bom senso. Pois em um caso como esse deve se considerar o amor ao próximo, a preservação a vida de outrem, isso é agir eticamente, agir com o bom senso. Tal afirmativa se fundamenta nas palavras de Jesus quando este diz que os dez mandamentos (Decálogo) se resumem em apenas dois, a saber: Amar a Deus e amar ao próximo. Sendo assim, é ético preservar a vida do próximo quando a decisão recai sobre nós.

2 comentários:

martins111 disse...

Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins. OU http://joaorevela.blogspot.com/

Alexandre Pitante disse...

Paz, Ederson Reis.

Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

Estou seguindo o vosso blog.

Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Um abraço, Alexandre Pitante.