terça-feira, 8 de setembro de 2009

PECADO, UMA DOUTRINA


Por Ederson da Silva dos Reis

Ao analisar minuciosamente os conceitos arrazoados pelos renomados teólogos João Calvino, Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Martinho Lutero e Pelágio, no que diz respeito ao pecado, se faz necessário esposar, consubstanciado nos preceitos exarados nas Sagradas Escrituras, a doutrina do pecado mais pertinente à nossa razão religiosa e/ou credo doutrinário por nós crido.

Pecar é um ato inevitável. Desta forma, o pecado não é e jamais virá a ser uma fatalidade, pois este, independentemente de seu grau ou proporção, será sempre praticado por um ato volitivo, ou seja, nenhuma pessoa é coagida á pecar.

O pecado é efetuado a partir do momento da transgressão de qualquer um dos princípios estabelecidos por Deus em Sua Palavra.

É possível cotejar o conceito exposto acima, desde que o tenha de fato compreendido, com as interpretações dos teólogos relatados no inicio deste texto. Embora, entenda que exista algumas discrepâncias entre a posição destes e a exposta aqui. Pois, enquanto a concepção pelagiana diz não haver pecado original no homem. Agostinho, por outro lado, diz, em sua filosofia, que este é um desejo imoderado por bens inferiores ou supérfluos desta vida, que uma vez saciado transgride os preceitos bíblicos. Já Martinho Lutero propugna a incapacidade do homem de praticar o bem, que é causada única e exclusivamente pelo pecado.

Destarte, tais pensadores compartilham do mesmo pensamento no que tange a natureza do pecado e a sua conseqüência quando praticado pelo homem, a saber, deteriora e/ou deforma a natureza humana.


Referências:
http://www.monergismo.com
http://www.pucminas.br
http://www.cleofas.com.br/
http://www.hottopos.com
Biblia On-line 3.0

2 comentários:

Danilo Fernandes disse...

Ola Hederson!

Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Espero que goste. Paz e Bem!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/

Pr. Cledionilson Rodrigues disse...

A teologia Sistemática é uma ciencia, pode ser comparada a um grande oceano, no qual vários rios desembocam, sem, contudo, alterá-lo em nenhum dos seus aspectos.. cabe ao teólogo conhecer cada um desses rios mas com a conciencia que nada é mais encantador e adimirável que as aguas e a vida no oceano, é portanto lá o lugar de suas navegações e mergulhos.