segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A FORMAÇÃO DO TEÓLOGO, AS POLITICAS EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS SOCIAIS NO BRASIL

Por Ederson da Silva dos Reis
1. O TEÓLOGO
1.1 – Definições
a) Segundo o Dicionário Houaiss, teólogo é um estudante de teologia ou ainda um especialista na área;
b) O Novo Dicionário Aurélio define o teólogo como sendo aquele que estuda teologia ou sobre ela escreve.
1.2 – Conceito
Partindo das definições supracitadas, o que qualifica o teólogo é a ação de estudar, sem escamotear, as questões relacionadas à Deus, tais como os seus atributos e ainda sua relação com a humanidade. Tal estudo deverá estar baseado num prisma genuinamente bíblico, isto é, à base comprobatória das Sagradas Escrituras.
2. DESAFIOS SOCIAS
Na atual conjuntura, a educação teológica no Brasil é colocada em ultimo plano, senão esquecida pelas autoridades governamentais. À exemplo disso é o postergamento da efetivação dos cursos teológicos perante o Ministério da Educação. Igualmente, também o é a inacessibilidade do teólogo, depois de formado, ao mercado de trabalho conforme sua qualificação ou titulação acadêmica.
Sabedor disso, o teólogo carrega sobre si a responsabilidade de mudar o estado calamitoso que se encontra a nossa mui digna educação teológica de nossa amada pátria brasileira, impondo, reciprocamente, os seus direitos, na qualidade de profissional que é. Isso é possível? Como? De que forma? É o que veremos no próximo tópico.
3. POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Ante o exposto, compete ao teólogo elaborar projetos, fomentar fóruns, criar políticas educacionais que visem o reconhecimento de sua categoria, bem como a inserção da teologia na grade curricular das escolas públicas, privadas, faculdades, universidades ou aonde se fizer necessário.
Contudo, para a realização de tais sonhos, que outrora não passavam de pura utopia, é imprescindível que o teólogo encontre o seu espaço social, para assim requerer recursos do Governo, a fim de propiciar a humanidade uma nova visão acerca das coisas relacionadas à Deus, a teologia.
Destarte, tal projeto sairá do papel, da teoria, das discussões, materializando-se no cotidiano, na realidade, desde que se tome uma iniciativa coletiva por parte dos teólogos do Brasil.
Este sonho está prestes a se tornar uma realidade!

Um comentário:

Prof. Jonathas dos Santos disse...

O texto foi preciso em suas colocações. No enteanto, gostaria que o sr. fizesse uma abordagem sobre o teólogo e a igreja atual.